sábado, 7 de março de 2015

Vamos ao que interessa...

Learning english
Já que o objetivo de vir para Dublin é aprender inglês, porque não registrar um pouco de como está sendo a temporada na sala de aula?!
As aulas na Dublin City University (DCU) tiveram início um dia após a minha chegada, na segunda-feira (02). 


As 8:55 am me encontrei com os demais alunos em um prédio do campus. De lá fomos para uma sala de aula, onde recebemos orientações sobre as regras internas, os principais serviços e documentação necessárias e em seguida fizemos um teste de nivelamento. Foram em torno de 120 questões objetivas e duas discursivas. As questões começaram bem fáceis e iam ficando mais difíceis. 
Em seguida, foi a hora do tour pelo campus (momento muito importante, pois o lugar é bem grande e depois é necessário saber onde é cada setor. Eu, por exemplo, dois dias depois precisei correr atrás de alguns lugares e passei poucas e boas para encontrar, rs. Novamente perdida, desta vez na DCU).




Então recebemos os livros referente ao nível que ficamos, de acordo com a correção da prova. Foi necessário pagar 35 euros por ele. Ao final, com a condição de não escrever no livro, podemos devolvê-lo e receber parte do dinheiro de volta. Achei bem legal essa didática de disseminar a ideia de conservação do livro, pois ele pode servir para outras pessoas e você ter um troco de volta. E se você gostar de um Pint, poderá converter esse valor em dois ou três em um Pub da cidade.
E já que segunda 'é dia de branco', vamos para a sala de aula! Elas acontecem de segunda a sexta-feira de 9:00 am às 13:00 am.
Quando cheguei na sala, a aula já tinha começado, era por volta das 11:20 am. Fui muito bem recebida pela professora Bozena (É impossível não lembrar da Bozena de Toma Lá da Cá... porque lá em Pato Branco) e os demais colegas de classe (grande parte japoneses e coreanos, uma francesa, duas libanesas...).



Ao contrário do que eu imaginava, ao chegar alunos novos, a professora continua com o conteúdo e o aluno vai pegando aos poucos. Na próxima semana, por exemplo, ela deve recomeçar o livro e então vou poder resgatar o conteúdo que não tive.
Três dos meus colegas de classe vão fazer teste de nível na próxima semana. Isso acontece sempre que a professora percebe o bom desempenho do aluno. Então ela orienta a fazer essa prova para subir de nível. Ao passar, o aluno troca o livro na recepção do curso por outro do nível correspondente.
A aula é bem dinâmica, inclui leitura, vocabulário, conversação, escrita, enfim, ninguém fica parado. É definitivamente impossível ficar entediado. A verdade é que não dá vontade de sair da sala de aula.
E quando termina a aula, não termina o estudo, temos todos os dias dever de casa e atividades extraclasse, como cinemas, workshop...
O estudo tem de ser constante, mesmo quando a professora não pede, isso porque toda sexta-feira é dia de prova, onde são abordados todos os conteúdos da semana.
Uma dica interessante, que está servindo para mim, é estabelecer uma rotina de estudo e determinar uma hora em que você terá que estudar. Para complementar o que foi aprendido, escolher uma música por dia e estudar a letra é ideal para ampliar o seu vocabulário.



O que dizer da primeira semana de aula?
Bom, que vale a pena pagar mais caro e ir para uma boa escola. É super séria, exige muito dos alunos e para falar a verdade, é impossível não aprender. Em uma semana percebi um desenvolvimento que não vi em seis meses de curso no Brasil, por exemplo.
Uma regra interessante é que não pode ir para a escola doente. Não estou falando de conjuntivite, piolho ou algo contagioso. Um simples resfriado já é o bastante para você não poder ir para a escola. 
A DCU é uma das três universidades existentes em Dublin e existe desde 1980.  A DCU é reconhecida internacionalmente e está classificada entre as 50 melhores universidades do mundo (QS 'Top 50 com menos de 50 "de 2013). Nos últimos oito anos, DCU já por duas vezes foi nomeado 'University of the Year' Sunday Times.

Um dos acesso a Universidade. Detalhe que nessa foto eu estou saindo dela a caminho da minha Host Family.

2 comentários:

  1. Oiii Tayla.
    Primeiramente Parabéns pelo Blog, estou adorando.
    Estou interessado em estudar na DCU, será que você poderia me ajudar com algumas dúvidas a respeito da escola, poderia me passar seu contato.
    Muito sucesso e continue com essa determinação.
    Obrigado
    johnny

    ResponderExcluir
  2. Oiii Tayla.
    Primeiramente Parabéns pelo Blog, estou adorando.
    Estou interessado em estudar na DCU, será que você poderia me ajudar com algumas dúvidas a respeito da escola, poderia me passar seu contato.
    Muito sucesso e continue com essa determinação.
    Obrigado
    johnny

    ResponderExcluir