domingo, 3 de maio de 2015

Mayday na Irlanda


O dia do trabalhador na Irlanda não é comemorado no dia 1º de maio, mas na primeira segunda-feira do mês de maio, assim como os demais feriados (exceto Dia de St. Patrick's Day, Ano novo e Natal), sendo chamado de Bank Holiday. No total, durante todo o ano a Irlanda possui nove feriados. Bem diferente no Brasil né?! 
Nesses dias, as pessoas que trabalham em serviços não essenciais não trabalham e os demais fazem hora-extra. Porém, muitas pessoas empregadas em serviços não essenciais preferem trabalhar durante o feriado para receberem hora extra ou tiram folga em outros dias.
Conversando com a minha professora na última sexta-feira, ela estava explicando que os feriados são sempre jogados para a segunda-feira para os irlandeses terem a oportunidade de viajar e não ter de dar a desculpinha no dia seguinte do feriado que estão com dor de cabeça, ou doente. (Isso acontece com frequência no Brasil né?! Muitas vezes não precisa nem de feriado... Eh povo brasileiro, tem muito o que aprender com os gringos!
O feriado do trabalhador na Irlanda, comemorado desde 1993, é marcado por um festival celta tradicional e um tempo para fazer campanha para os direitos dos trabalhadores. E você pensa que os irlandeses passaram em branco pela data?

Bus Strike

O resultado da greve foi o trânsito em vários pontos da cidade
Na sexta e sábado foi dia dos motoristas de ônibus pedirem por melhores salários. Segundo eles, atualmente mesmo com o crescimento da economia do país, o salário permanece o mesmo de quando a economia estava passando por dias ruins. 
Mas a população foi avisada sobre a paralisação e quem chegou a fazer o uso do wifi do ônibus (necessário cadastrar número de telefone e email), recebeu um email informando sobre a paralisação e sobre o dia previsto para retornar o serviço. Tudo muito organizado! Além disso, nos pontos de ônibus os letreiros que normalmente mostram os horários e número dos ônibus alertavam que o serviço não estava em funcionamento.



Diante disso, moradores e turistas que dependem de transporte público tinham apenas as opções taxi e luas. Porém, aqueles que estão no norte da cidade ou ficavam em casa, se rendiam ao taxi ou saiam a pé. Isso porque as linhas de luas ficam localizadas apenas no sul da cidade. Os motivos? Não sei, mas minha professora demonstrou uma insatisfação com relação a isso, já que turistas, por exemplo, ao chegarem na cidade em dias de 'Bus Strike' só podem fazer o uso do taxi. Isso porque o aeroporto fica no lado norte de Dublin. Ou então contratar um transfer (muito comum na ilha esmeralda e uma opção que sai bem em conta). 

Protesto




Na sexta por volta das sete horas da noite a O'Connel Street estava tomada de manifestantes. Com isso, o trânsito ficou lento. As pessoas seguravam bandeiras e caminhavam com o apoio da polícia local. Cheguei a procurar mais informações sobre o protesto, mas nenhum site de notícias locais que eu conheço publicou a respeito.

Outras curiosidades sobre o dia do trabalhador
O início de Maio é o ponto central entre o equinócio de primavera e o solstício de verão, marcando um dos festivais celtas mais antigos de toda a Irlanda, o Beltane Festival. É tempo dos desabrochar das flores e árvores frutíferas. A natureza fica ainda mais bonita e encantadora!


Tradicionalmente, nesse período belfires (grandes fogueiras com diferentes tipos de madeiras) são acesas na noite antes do dia de maio. Belfires são grandes fogueiras queima de madeira a partir de uma variedade de tipos de árvores. Os diferentes tipos de madeira tem significados espirituais e foram pensados ​​para desempenhar um papel importante na fertilidade da terra e gado no ano que vem.
Outra antiga tradição é colher flores na véspera do dia 1, aqui chamadas de Flores de Maio (May Flowers) e decorar a porta da própria casa para afastar maus espíritos e atrair sorte. O foco central das comemorações do May Day  é o Maypole, um poste de madeira de mais de três metros decorado por flores de época (normalmente amarelas, simbolizando o fogo) que serve também para reunir  pessoas e expressar a fertilidade do novo ciclo.


Hoje em dia a celebração pagã não existe mais, embora ainda existam alguns grupos que reverenciam a parte folclórica e tradicional da Irlanda com pequenas celebrações, muitas pessoas até mesmo esqueceram o conceito do May day e associam a data ao Dia Internacional do Trabalho, que é celebrado em todo o mundo.
O May day é um dia especial por suas origens celtas, pelo caráter social e até pela promessa de um verão ensolarado. O importante é aproveitar esta data fazendo o que há de melhor na Ilha Esmeralda: parques e campos verdes. 

Com informações do site Vida na Irlanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário