quarta-feira, 18 de março de 2015

Falha nossa!


Quem nunca?
Quando você viaja para uma cidade/estado vizinhos percebe a diferença de cultura, correto?
Agora imagina ir para outro continente e se deparar com uma rotina totalmente diferente, em que a cultura muitas vezes é oposta aquela que você aprendeu em seu país?
E foi quebrando a cara, que comecei a me aventurar na Irlanda...
Você deve está pensando que passei por um perrengue para tirar documentação, me regularizar, essas coisas mais complexas né!?
Embora essas também sejam situações que exigem mais atenção e paciência, foram nas coisas simples que eu comecei a aprender a me virar por aqui. Claro que também passei por poucas e boas nas idas ao banco. 

No ônibus...


Por exemplo, o dinheiro já é curto, agora pensa em você pagar o trajeto inteiro do ônibus sendo que você  tem direito a pagar apenas até onde você precisa ir? 
Isso aconteceu porque tem duas opções, ou você chega na cabine e fala seu destino para o motorista e ele debita apenas o trajeto em seu cartão (pode ser pago também com moedas), ou você passa no leitor automático do lado direito do ônibus. Como eu fiz a carteirinha de estudante, pensei que já poderia passar no leitor automático já com o desconto de estudante. Mas fui descobrir essa diferença só depois que vi uma colega, mesmo com o cartão de estudante indo até o motorista.
Portanto, é sempre melhor perguntar, mesmo se seu inglês não seja tão bom, o máximo que vai acontecer é você não entender nada.
Lembrando que tanto a carteirinha e ônibus, como a carteirinha estudantil proporciona diversos descontos em várias lojas. No final a economia pode ser bem boa. Basta apresentá-la.

Uma bebida quente por favor!


Em uma manhã muiito fria, os casacos nem o aquecedor da sala de aula estavam dando conta de esquentar. Então no intervalo, resolvi ir até o supermercado localizado também no Campus da DCU. Quando cheguei lá vi um área de cafés com máquinas e um balcão para preparo. Me direcionei até o caixa e perguntei qual era o procedimento para comprar. O atendente me explicou que eu pagava e ele me dava o copo com o sache do que eu desejasse. 
Assim eu fiz.
Como vi umas pessoas preparando no balcão após utilizar o conteúdo que estava dentro da garrafa térmica pensei: bom, é só eu pegar o leite quente da garrafa e colocar no copo e depois despejar o pó do chocolate quente. Ao final, vi que o leite estava frio, que o pó não dissolve no líquido frio. Então no friiio daquela manhã não foi o chocolate quente que me esquentou.
Na verdade eu teria que ir em uma das máquinas retirar a bebida quente.
Juro que até hoje não sei como funciona na realidade, pois depois disso, não me aventurei a querer uma bebida quente, rs.

Um café só se for com açúcar/adoçante...

Kit para enfrentar o sono.. inclui o Sonridor Caf para dor de cabeça que não apareceu na foto, rs.



Outra situação bem engraçada foi quando comprei um café na loja do Starbucks da Universidade. Eu não tinha dormido direito na noite anterior, então precisava de um café para acordar. Comprei um Capuccino, já que não tenho costume de tomar café. Em seguida fui para a sala de aula. Adivinha? A bebida estava totalmente sem açúcar e mega amarga! 
Conclusão: tive que tomar sem doce mesmo.

Todos nós precisamos de água...


Um momento que vale registro foi quando eu precisei comprar uma água naquelas máquinas que você deposita a moeda e escolhe sua bebida ou comida. Nesse dia eu já estava 10 minutos atrasada para a aula, mas a sede foi maior. Então pensei, ahh é rapidinho! Vou comprar água. 
Depositei o dinheiro, e escolhi a opção da água, porém, não saiu. Então eu tentei e tentei e tentei e nada. Mas eu realmente precisava tomar água.
Então depositei mais uma moeda e ficou com o crédito de 3.50 euros. 
Tentei novamente o código da água e nada.
Aí pensei, vou digitar outro número qualquer para ver se funciona. E adivinhem?
Saiu um energético e junto com ele o troco. (Acho incrível como as máquinas aqui são inteligentes, você coloca o dinheiro e eles te devolvem o troco).
Juuro que nesse dia eu não precisava de energético... Em outros dias em que não dormi bem ele seria muito útil, mas nesse definitivamente não!
Então mais uma vez tentei e por incrível que pareça, dessa vez funcionou.
O resultado foi mais 5 minutos de atraso.
Claro que quando estamos atrasadas tuuudo acontece né?!

Enquanto isso no banco...


Hoje fui tentar solicitar o extrato no banco, pois é necessário para apresentar para a imigração. 
Eu já tinha ido quando depositei o dinheiro na conta, mas o funcionário do banco (no centro) falou que seria necessário fazer pelo menos 4 transações antes de solicitar. 
Achei isso um absurdo! Só para complicar a vida da gente.
Aqui quando o assunto é banco, as coisas são meio ultrapassadas... É necessário agendar para fazer a conta, depois esperar cinco dias para chegar na sua casa o cartão e a senha. E somente em seguida fazer o depósito.
Depois é a novela de solicitar o extrato.
Então hoje de manhã fui até o banco localizado na DCU, porque um colega tinha me falado que não era necessário as quatro transações. Cheguei e a moça falou muiita coisa comigo e adivinhem? Eu não entendi nada! Somente que eu teria acesso ao extrato no dia seguinte para imprimir. Mas assim, perguntava se era no banco, se chegava na casa, mas ela parecia falar grego comigo.
Então recorri novamente ao meu colega e ele me orientou a procurar um rapaz super tranquilo de entender.
Após o almoço, fui novamente e o rapaz não estava lá, mas perguntei para essa mesma moça como criava o login e acesso ao Internet Banking, pois esse meu colega disse que por lá eu poderia solicitar o extrato.
Ela me levou até uma salinha, fez uma ligação e me passou o telefone. A atendente falou que o rapaz ia me dar todas as orientações. (Peeeensa! Meu desespero é falar com alguém no telefone em inglês. Eu tenho muita necessidade de ver a pessoa, observar os gestos, a boca, para realmente entender o que ela está falando). Maas, esse é mais um desafio de quem faz intercâmbio.
Passei as informações solicitadas, mas ele pedia o número de uma carta que eu não sabia do que se tratava. Então por duas vezes chamei a moça e disse não estar entendendo. Ela me ajudou e depois de 20 minutos (siiim, 20 minutos de tensão, desespero, insegurança), consegui o acesso ao Internet Banking. Foi uma novela, mas ainda não sei se terá um final feliz... Somente amanhã vou saber se o extrato foi gerado!

Ao olhar para trás a conclusão é: sai falando/perguntando tudo que puder, mesmo sem nexo, sem saber corretamente o inglês, para tentar obter o máximo de informações possíveis. Mas é com essas falhas nossas de cada dia, quebrando a cara que vamos aprendendo e errando cada vez menos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário