domingo, 8 de março de 2015

One week in Dublin

Foram meses de espera para chegar aqui e como em um piscar de olhos...
Já passou uma semana!

E já que o assunto é tempo, não posso deixar de falar que o 'tempo' aqui é meio relativo. Nesses sete dias, a sensação é de ter vivido pelo menos um mês nesse novo país. O dia é sempre cheio, com muitas coisas para fazer!

SENTIMENTOS
Logo nos primeiros dias já senti o mix de sentimentos que o intercâmbio nos proporciona: saudades, medo, receio, alegria, superação e até o de liberdade...
Tudo aqui é vivido com mais intensidade e até uma simples árvore é novidade!
Se eu tiver que fazer um resumão da semana, vou dar prioridade para a minha primeira percepção da cidade...

SEGURANÇA
A sensação de segurança está estampada em tudo que vemos. Os muros das casas são baixos, os portões (quando tem), ficam abertos e as pessoas andam com tranquilidade pelas ruas, mesmo que elas não tenham uma boa iluminação ou muito movimento. Mas não é por isso que vamos nos descuidar né?!
Como estou hospedada em uma Hosty Family que o chefe da família é policial, ele me deu várias dicas de segurança. 
É importante tentar andar sempre em grupo, não ficar na rua com o celular na mão e ter cuidado com a bolsa, pois sempre tem aquele engraçadinho que vai tentar levá-los. Eu ouvi histórias de pessoas que foram assaltadas em Pubs. Vale ressaltar que esse tipo de lugar é propício para assaltos e furtos, já que fica muita gente localizada no mesmo lugar. Então tomar cuidado e evitar de carregar coisas de valor é fundamental.
Mesmo a cidade parecendo super segura, não tem como ignorar aquele sentimento de medo que aprendemos a sentir no Brasil. Aqui andamos muito e nos bairros residenciais não transitam muitas pessoas. 


BAIRROS
Os bairros que tive a oportunidade de visitar são em sua maioria com casas padronizadas, estilo sobrado. Isso da um ar diferente ao local. 


HOSTY FAMILY
Sobre Hosty Family? Eu já ouvi experiências negativas a respeito, mas graças a Deus dei a sorte ter uma maravilhosa. É apenas um jovem casal, mas muito organizados, simpáticos, dispostos a ajudar 'all the time'. Sem contar que a casa é suuper lindinha, bem decorada e limpinha!


ÁRVORES E NEVE
Nesta época do ano é comum ver neve e árvores desfolhadas. Ambas me deixam encantadas... não canso de admirá-las.



ÔNIBUS
Aqui os pontos de ônibus possuem um visor eletrônico com as informações dos ônibus que passam por aquele ponto e horários. É incrível como eles são pontuais! Também é possível acessar os horários pelo aplicativo do celular 'Dublin Bu'. Este é legal pois não é necessário ficar aguardando minutos e minutos no ponto.
Também fiquei encantada com os ônibus de dois andares e como são limpos. Além disso, todos eles possuem Wifi.


POVO RECEPTIVO
Como já disse anteriormente, aqui as pessoas são muito bem humoradas e receptivas, sempre dispostos a ajudá-los, mesmo que às vezes eles não conheçam muito bem a cidade. (Lembram que eu falei que eles mal conhecem a região onde moram?)

PEDINTES
Assim como no Brasil, por toda parte vemos muitos pedintes. Acho que esse problema é generalizado. Muito triste, mas é uma realidade!

PASSEAR COM OS CACHORROS
Uma das cenas mais comuns aqui é andar na rua e ver as pessoas passeando com seus cachorros. Desde os cachorros pequenininhos até os maiores.

CRIANÇAS BONITAS E GÊMEOS
Quer ver criança bonita vem para Dublin. É uma criança mais linda que a outra e lógico, com olhos claros. Acho que aqui ter os olhos castanhos que é o diferente. A maioria tem a pele bem clara e as bochechas rosadas de frio.


Outra fato que observei é que aqui tem muitos, mas muitos gêmeos. É incrível! Em um dia eu vejo pelo menos uns cinco. É mais comum ver aquele carrinho duplo do que o single. Muito bacana! Tenho curiosidade de saber se tem alguma estatística em Dublin sobre esse fato. Tenho certeza que os números devem ser bem elevados. 

CONSERVAÇÃO, TURISMO E LIMPEZA
Diferente do Brasil, tudo na cidade é muito bem cuidado, os monumentos bem conservados e passam constantemente por restauração. O turismo aqui funciona e os irlandeses fazem de tudo para você se sentir em casa. O que não faltam são opções de passeios. Quando cheguei na minha Hosty Family encontrei vários panfletos de opções de passeios. Se você tiver dinheiro para aplicar nesse tipo de atividade, vale a pena! A cidade é incrível!



TOMADA
Dentro de casa o que me chamou mais atenção foi o modelo de tomada utilizado aqui, com opção de ligar e desligar. É uma solução prática, barata e inteligente, já que quando não está usando a tomada basta desligá-la. Assim não terá gasto desnecessário de energia.



COSTUMES
Fora isso, as famílias aqui tem o costume de nos finais de semana passear em parques e fazer piqueniques. Achei muito interessante, já que toda ele fica reunida e próximas um dos outros.

Área destinada para fazer piquenique
JAPONESES, COREANOS, CHINESES...
Uma coisa que já tinham me falado e que aqui é impossível não reparar. A cidade tem muito, mas muiiito 'chingling' (como costumo brincar com meus amigos. Coreano, japonês e chinês tem mais do que brasileiros e os próprios irlandeses aqui. Eu realmente não sei a diferença entre eles, mas no modo geral eles são bem alegres e gostam de conversar.


DOCUMENTAÇÃO 
A primeira semana também foi de providenciar documentações, já que alguns demoram para serem emitidas, como conta de banco, cartão de estudante, de ônibus... Mas sobre isso vou falar em outro momento já com as dicas de quem precisa providenciá-los. 

CONEXÃO DE INTERNET
Aqui todos os lugares que andamos tem wifi... Na Universidade, nos restaurantes, ônibus... Então não há problema para se manter conectado e postar a lindas fotos tiradas por aqui na internet. 
Mas para quem quiser garantir a conexão o tempo inteiro, uma boa operadora é a Three. É essa que estou usando desde que cheguei, inclusive comprei na loja do próprio aeroporto por 35 euros. A internet é ilimitada (de verdade, não como as do Brasil em que sua velocidade é reduzida) e para continuar utilizando o serviço basta pagar o mesmo valor mensal. 

MÃO INGLESA
Assim que cheguei em Dublin, o que mais me chamou a atenção foi a mão inglesa. Sim, os carros possuem o volante e pedais no lado direito do veículo, assim como, utilizam no sentido invertido da pista. Segundo especialistas, a mão inglesa facilita a visibilidade e com isso, a dirigibilidade. 
De acordo com algumas pesquisas, essa forma de direção está relacionada à história da França e da Inglaterra. 


MÚSICOS DE RUA
Aqui é muito comum andar pelas ruas e encontrar músicos mostrando seus trabalhos. É muito bacana e as pessoas valorizam essa iniciativa.´


Nenhum comentário:

Postar um comentário