segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Irlanda, o lugar mais provável para encontrar aranhas...

Se a palavra 'aranha' te assusta, então pense duas vezes antes de considerar visitar o país do arco-íris. Principalmente nesta época que antecede o inverno, o clima fica bem úmido e propício para o aparecimento desses 'inofensivos' animais que procuram o interior das casas para a criação de teias e o acasalamento. 

Aranha que eu encontrei no banheiro da casa que eu morei em Dublin
Vale considerar que a velocidade em que fazem teias é impressionante. Há relatos que entre pints e uma boa conversa em um pub uma delas construiu teias entre garrafas de bebida. Se é verdade ou não aí são outros quinhentos... mas para um país de lendas, acredito que isso não venha ao caso!

Para quem limpa casas, outro fato interessante é a respeito da resistência dessas teias. Primeiro que elas estão por todo o canto e para tirá-las? Só com muita força de vontade, pois mesmo com aspirador de pó e uma vassoura, as teias insistem em permanecer no mesmo lugar. Sem contar que você tira hoje, mas amanhã lá estão elas novamente!

Aranha que encontrei ontem no banheiro de casa em Laytown
Um fato interessante, ou não, que a Irlanda possui mais 370 espécies de aranhas... isso mesmo, 370 para mais, sendo que todas podem chegar a morder, porém, não possuem veneno suficiente para causar males a um ser humano. Mas você vai arriscar? Porque eu não me atrevo!
Então não estranhe se você for tomar banho ou simplesmente usar o banheiro e dar de cara com uma dessas. Eu por exemplo já perdi as contas de quantas já encontrei. 

Algumas espécies comuns por aqui...

ARANHA DE TEIA OBICULAR 

Missing Sector Orb Web spider

Essa aranha pode chegar até 15 milímetros e é comum em torno das casas e jardins da Irlanda. A aranha, que não é prejudicial aos seres humanos, tem o corpo pálido e pernas, com marcações cinza-prateado em seu abdômen. Geralmente visto dentro de casa no outono e inverno meses, esta aranha prefere o calor.

ARANHA GIGANTE DE CASA

Giant House spider

Medindo um tamanho de 120 milímetros, este bicho é mais comum nos meses de outono, quando os machos deixam suas teias em busca de fêmeas. É comum encontrá-la no banho. Normalmente eles se locomovem rápido, mas apenas para a sua defesa e logo gastam toda a sua energia.

Elas constroem teias e folhas como podem ser encontrados em garagens, galpões, sótãos e paredes da cavidade onde eles são menos propensos a ser perturbado.

Aranhas gigantes de casas possuem um veneno potente e pode morder, mas eles geralmente não representam uma ameaça para os seres humanos.

ARANHA PAPAI PERNAS LONGAS

Daddy Long Legs spider

Esses bichos têm pequenos corpos cinza e pernas longas e finas. Embora eles possam variar em tamanho, as phalangioides Pholcus potencialmente podem medir até 45 milímetros.

Existem mitos urbanos que sugerem que o papai pernas longas aranha contém o veneno mais potente, mas que suas presas não são fortes o suficiente para penetrar na pele humana.

Relatórios sobre a investigação sobre esta teoria sugerem que as aranhas podem morder - mas o veneno só vai entregar uma breve sensação de queimação leve - se alguma coisa.

LACE WEB SPIDER

Lace Web spider

Normalmente encontrados em paredes exteriores e vedações, estas aranhas vão recuar no interior nos meses de outono para encontrar um companheiro. Chuvas fortes também pode forçar estas aranhas para dentro da casa, normalmente porque eles foram inundadas fora de sua própria casa. Eles geralmente crescem a um tamanho de cerca de 20 milímetros e são marrom com manchas amarelas no abdome.

Cuidado caso você encontre com uma delas, pois há relatos de que suas mordidas são bem dolorosas, mas os sintomas geralmente consistem em inchaços por cerca de 12 horas.

ARANHA ZEBRA DE SALTO

Zebra jumping spider

Estas criaturas de oito patas são pequenos, atingindo um tamanho de apenas 8 mm. São famosos por suas marcas distintivas brancas e pretas. São geralmente vistas entre a primavera e o outono e pode ser encontrado em paredes externas, bem como dentro de casa, onde eles vão entrar pelas portas e janelas abertas. Eles são mais propensos a fugir de seres humanos do que atacá-los, mas eles podem morder - embora o veneno não é considerado clinicamente ameaçador.

ARANHA VIÚVA FALSA

False Widow spider

CitadA como aranha mais venenosa da Irlanda a falsa viúva já tem uma má reputação. A espécie, também conhecida como Steatoda Nobilis, geralmente tem um tamanho total de 20 milímetros e é caracterizada por uma cor castanho escuro e um abdómen bulbosa.  As Fêmeas Adultas são conhecidas por ter mordido seres humanos, embora elas normalmente não sejam agressivas e ataques a pessoas são raros e não há mortes.

Os sintomas de uma mordida pode variar desde uma sensação de choque de grave inchaço e desconforto. Em casos graves pode haver vários níveis de queima ou dores no peito, o que dependerá da quantidade de veneno injetado.

ARANHA CARDINAL

Cardinal spider

A aranha cardinal é a maior aranha no Reino Unido, que cresce até um comprimento total de 14 centímetros em alguns casos. Embora sejam inofensivos aos seres humanos, esses aracnídeos têm uma má reputação por causa de seu enorme tamanho, velocidade incrível e seus hábitos noturnos. Suas picadas são raras e indolor.

ARANHA DINHEIRO

Money spider


Do maior para o menor, as aranhas dinheiro crescem não mais que 5 mm de comprimento, com a sua extensão de perna apenas 2 mm. Elas ganharam esse nome a partir de uma velha superstição que se uma ficou preso em seu cabelo, ela iria trazer-lhe boa sorte e riqueza aumentada.

A aranha tece rede de descanso em forma de mantas e morde sua presa para paralisá-lo - antes de envolvê-lo em seda e comê-lo. As presas desta aranha não são  suficientes para penetrar na pele humana.

CUPBOARD SPIDERS

Cupboard spider

Intimamente relacionado com a falsa viúva negra, é muitas vezes confundida por causa de sua cor escura e abdome semelhante bulboso. Geralmente cresce aproximadamente 10mm de comprimento e sua aparência pode variar um pouco do roxo, marrom e preto. A fêmea pode colocar sacos de ovos, pelo menos três vezes por ano, que normalmente contêm entre 40-100 ovos. Eles têm sido conhecidos por morder os seres humanos, mas geralmente não são agressivos. Embora as lesões são menores, os sintomas podem incluir a formação de bolhas e mal-estar geral - que pode durar um par de dias.

Com informações do Irish Mirror

Nenhum comentário:

Postar um comentário