quinta-feira, 19 de março de 2015

Cheguei em Dublin, e agora?

Dicas sobre documentações necessárias para providencias em Dublin

Algumas pessoas que também escolheram Dublin como o local para fazer seu intercâmbio vieram me perguntar a respeito de documentação: quais documentos devo providenciar? O que tirar primeiro? Onde devo ir? O que preciso levar? 
Esses são alguns questionamentos que nos fazemos. 
A dica é chegar e já começar a correr atrás de: carteira de estudante, cartão de ônibus, abrir a conta no banco, para ao final tirar seu Gnib (visto definitivo na Imigração). 
Antes era necessário tirar o PPS, uma espécie de CPF aqui em Irlanda, que é a permissão de trabalho. Porém, agora ela é emitida automaticamente pelo empregador quando você for contrato. (Então, menos um documento para correr atrás).
Eu tirei a minha primeira semana para resolver esses assuntos. 
A dica é: quanto antes melhor!

VISTO PROVISÓRIO


Ao entrar no país, ainda no aeroporto você pega um visto provisório. Neste momento é necessário apresentar os documentos solicitados. Normalmente bastar dizer o tempo em que você vai estar no país e apresentar uma carta da escola que garante que você está matriculado e contém as informações do local onde você ficará hospedado.
Uma dia é sair do avião e já correr para a imigração, pois para quem fica no final da fila, eles costumam ser mais rígidos.
Mas para evitar problemas é importante, no Brasil, separar seus principais documentos (cartão de vacina atualizado, pois para viajar para alguns países será necessário apresentar; comprovante de pagamento do seu intercâmbio; comprovante de compra dos euros que você está entrando no país; contrato assinado do seu intercambio; todas as cartas que sua escola te enviou; passagem aérea de ida e volta; e demais documentos que você acredita que possa precisar.
Após analisar seus documentos e fazer algumas perguntas, seu passaporte será carimbado e terá até 90 dias para procurar a imigração e tirar o visto definitivo. (Esse tempo pode variar de pessoa para pessoa, então é importante olhar o carimbo no passaporte para confirmar).

CHIP DE CELULAR

O chip do celular eu comprei da 'Three' - uma das melhores em internet aqui - na loja de celular do aeroporto mesmo. Paguei 35 euros para internet ilimitada. Eu pedi o chique para acesso a internet. Porém, para ligações para o Brasil é interessante ter o chip da Lyca, em que a ligação sai 0,1 centavo o minuto. Algumas agências dão esse chip da Lyca, então muitas vezes nem é necessário comprar. Para falar com meus familiares e amigos, costumo usar o Facebook, Skype e WhatsApp, mas aí vai da preferência de cada um.

CARTEIRINHA DE ESTUDANTE



No primeiro dia procurei a coordenação do meu curso e fiz minha carteira de estudante. Em poucos minutos você consegue fazer e sem nenhum custo. E o melhor, você já sai com ela em mãos. Esse documento garante descontos em diversos lugares, além de ser um comprovante de que você é estudante.

STUDANT LEAP


Em seguida, fiz meu Studant  Leap, o cartão de ônibus. Ele custa 15 euros e pode ser feito em alguns pontos da cidade. No meu caso, eu fiz na DCU, em Dublin 9.
É necessário ter uma carta da escola para comprovar que você é estudante e o seu documento de identificação (Passaporte).
Então você irá preencher um formulário com suas principais informações, incluindo endereço e telefone daqui e em seguida a atendente irá fazer o cartão. O interessante é que o cartão já sai na hora e você já pode carregá-lo.
Tem algumas opções de carregar por cinco dias, ou 30. Ou carregar o valor que você desejar, caso não seja necessário usar o ônibus todos os dias. 
Uma boa dica para andar em Dublin é providenciar uma bicicleta usada mesmo (ou andar a pé. Acredite, aqui fazemos muito isso. Academia pra que?! Rs). O valor de uma bike gira em torno de 60 à 120 euros, ao final do intercâmbio será uma boa economia.
E para quem não desejar comprar uma bike, tem a ação de aluguel em diversos pontos da cidade.

Pontos onde é possível fazer a carteirinha:

- Trinity College, Student Union, House no.6 (01 6468432 - passe pelo arco da frente e vire à esquerda)
- University College Dublin, Old Students Union (01 71677065 - no túnel da biblioteca).
- Dublin City University, Student Union, The Hub (01 7005392)
- DIT Aungier Street, Student Unions Shop (01 4751828)
- University College Cork, Student Center (021 4902293 - Informações na recepção)
- Students Centre SAYIT Travel, 76 Grand Parade, Cork (021 4935900)
- University of Limerick, Students Union (061 202324)
- NUI Galway, Students Union (091 524810)
- Carlow IT, Students Union, Kilkenny Road, Carlow (059 9175620)

CONTA NO BANCO


Depois foi a hora de abrir a conta no banco. Pra isso é necessário ter em mãos a carta da escola com o endereço da sua acomodação e comprovação de que você estuda e o passaporte. Normalmente a escola indica um banco em que ela tem parceria, mas a escolha fica por sua conta. No meu caso, abri no Bank of Ireland, tradicional aqui na Irlanda. 
É necessário ir até o banco e agendar uma data para abrir a conta. Quando fui abrir a minha, eu consegui na mesma hora, mas não é sempre que acontece isso. 
Então eles tiram cópia do seu passaporte e da sua carta e autenticam, pegam algumas informações, incluindo número de telefone. (Antes de ir ao banco confira todas as informações da carta emitida pela sua escola. Comigo a Universidade tinha colocado a data de 2014 e só percebi isso quando já estava no banco no meio do procedimento. Eu dei a sorte que o banco fica dentro da Universidade e o atendente era muito gente boa que deixou eu ir até a coordenação e solicitar outra carta. Então não foi necessário agendar outro horário).
Em seguida eles pedem para você retornar alguns dias depois para pegar algumas chaves de acesso que só são geradas depois. Comigo, eu recebi um torpedo no celular antes da data estabelecida e fui novamente ao banco para confirmar se estava tudo certo. Como a resposta foi positiva, aguardei cinco dias e o cartão e a senha chegam na sua casa.
Lembrando que mesmo o atendente pedindo para você depositar os 3 mil euros necessários para apresentar para a imigração, só o faça após ter em mãos o cartão e senha, pois pode acontecer de uma pessoa agir de má fé ao receber a correspondência e utilizá-lo.
Após receber a correspondência, faça o depósito e procure novamente o atendente para cadastrar sua senha de acesso ao Internet Banking. O funcionário te dará as principais orientações e te colocará para falar com uma pessoa no telefone que ajudará a criar o login e senha de acesso. (Essa é a pior parte, pois quem chega ainda está muito inseguro em falar pelo telefone. Então há momentos em que você não entende naaada que a pessoa fala do outro lado da linha. Mas não fique em pânico, qualquer dúvida peça para a pessoa que você está falando no telefone esperar e chame novamente o atendente do banco para te ajudar.
Pelo Internet Banking você poderá solicitar o extrato necessário para levar até a imigração. Assim como acompanhar as operações e saldos da conta.

IMIGRAÇÃO


Reprodução: asylumarchive.com
Foto: E-Dublin/asylumarchive.com
Antes de ir para a imigração é necessário ter em mãos:

- Carta da sua escola de inglês, indicando que você está matriculado em uma escola apta e certificada pela MEI RELSA e ACELS;
- Seu passaporte (com validade de no mínimo um ano ou com a duração da sua estadia);
- Carta de acomodação (tanto residência estudantil, como hostfamily),
- Seguro saúde (governamental ou internacional, com cobertura de no mínimo 30 mil euros);
- Passagem área de volta;
- Comprovante do banco (extrato/ statement) de que você tem três mil euros depositados na conta;
- Pagar a taxa do visto de 300 euros, podendo ser no cartão de crédito ou dinheiro, lembrando que pagando no cartão de crédito você já sai com o seu documento em mãos.

AINDA NA IMIGRAÇÃO VOCÊ TIRA O GNIB

Garda National Immigration Bureau (GNIB) é o cartão da imigração que prova que você está legal na Irlanda. Ele é pessoal e intransferível, com chip, dados pessoais, foto e assinatura. Lembrando que ele não substitui o seu passaporte.
(Uma dica para não ficar andando com o passaporte é, ainda no Brasil, tirar uma cópia colorida e autentica e plastificar, assim, se você perder não terá tanto problema. Mas é importante lembrar que parar tirar todas as documentações necessárias é importante levar o passaporte original).

*Como eu fiquei em Hostyfamily apenas duas semanas, na segunda semana em que eu estava em Dublin, já dei início da procura de vaga em residência estudantil. Existem vários sites e grupos no facebook com possibilidades de vaga. Uma dica é, antes de fazer contato, colocar o endereço no GPS para saber se a localização será favorável para você. Também não esqueça de ficar atendo ao mapa de Dublin para se localizar. É sempre melhor ficar próximo a sua escola para economizar na passagem de ônibus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário