quinta-feira, 7 de maio de 2015

Transição da primavera para o verão...

É com lágrimas nos olhos que digo: Bye Bye primavera e bem vindo verão!

Falo isso porque considero a primavera a época mais linda aqui na Irlanda (apesar de não ter vivenciado as demais ainda). Mas é nesse período que vemos e percebemos a constante mudança na natureza: as flores nascem e desabrocham, os verdes ficam mais verdes, as árvores mais vivas....

Oficialmente, com o mês de maio chega também o verão, período em que é esperado mais dias ensolarados e temperaturas mais amenas. Será? Difícil dizer com esse tempo louco de Dublin! 

As estações do ano na Irlanda


"Há mais de 200 dias de chuva no ano"

"Irlanda segue o calendário celta e não o calendário do Hemisfério Norte. No calendário celta, o inverno começa no primeiro dia de Shamhain, que em irlandês significa ‘Novembro’ e também é o festival que originou o Halloween!"

"Os países da Escandinávia (Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca) também seguem outro calendário, que tem as mesmas datas da Irlanda, é o calendário nórdico"

Prédio meteorológico de Dublin 
As estações do ano na Irlanda seguem o mesmo padrão do hemisfério norte, que são as estações opostas às que temos no Brasil.
A Irlanda, porém, utiliza um  sistema celta para contar e observar o tempo e clima, que foi criado antes do cristianismo e embora o país considere as influências meteorológicas e astronômicas, este sistema é utilizado até hoje.
O sistema celta define a duração de um dia, uma semana, um mês, as estações do ano e também os festivais celebrados pelos celtas. 
O resultado disso é que a Irlanda foge dos padrões europeus e as estações irlandesas começam, geralmente, entre os solstícios (fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em 21 de junho e 21 de dezembro) e equinócios (fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 de março e 23 de setembro.)
Portanto, o calendário irlandês tem o início da primavera no dia 1 de fevereiro, exatamente um mês antes de toda a Europa e muito embora as temperaturas sejam bem frias (meteorologia), como as de inverno, a Irlanda já considera que a primavera se iniciou.

-Na primavera, que dura de fevereiro até abril a média das temperaturas mais elevadas situa-se entre 8 e 12°C. 

-No verão (de maio a julho), a média das temperaturas mais altas é de 18 a 20°C. Nesse período que são registrados cerca de 18 horas de luz solar por dia, ou seja, anoitece após as 11h da noite. Esse fato choca bastante os brasileiros, pois é uma realidade bem diferente do que estamos acostumados, e é motivo também de um período considerável difícil para adaptação. 

-Enquanto outono (agosto a outubro), as temperaturas mais altas atingem entre 14°C e 18°C. Setembro pode ser considerado um mês ameno e temperado. 

-No inverno as temperaturas atingem normalmente os 8°C, e os meses mais frios são janeiro e fevereiro, que chega a valores negativos e com episódios de nevascas e neve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário