segunda-feira, 11 de maio de 2015

De Solidariedade à Cidadania...

Como já tinha falado anteriormente, eu tenho uma coluna no Jornal Folha da Cidade e escrevo mensalmente. Este mês em especial, o tema mudou de solidariedade para cidadania e então eu escrevi sobre 'Exemplo de Cidadania', um pouco das coisas que tenho aprendido aqui com os irlandeses.

Exemplo de Cidadania

Dois meses em Dublin e eu já posso ter uma visão mais crítica de tudo que encontrei aqui. No feriado de páscoa, por exemplo, me programei para conhecer o oeste e sul da Irlanda, alugamos um carro e fomos em busca de conhecer um pouco mais da cultura local pelas cidades do interior. Nessas cidades também é comum ouvir muitas pessoas falando o irlandês, uma língua considerada por alguns estudiosos como ‘língua morta’, pela pequena quantidade de pessoas que ainda falam o idioma. No caminho, nos deparamos com estradas sem buracos e bem sinalizadas. Apesar de não possuir placas com o limite de velocidade em todos os locais, os motoristas conhecem e respeitam o limite.
Já que o assunto são as estradas, antes de viajar, um pouco preocupada com acidentes (o que é bem comum no Brasil com ou sem feriado), questionei a minha professora do curso de inglês se era comum ter muitos acidentes. Ela imediatamente respondeu que não. Que era raro acontecer nas estradas da Irlanda. Então eu expliquei que no Brasil milhares de pessoas morrem todos os anos pela imprudência no trânsito. Ela definitivamente ficou assustada. Aqui todos respeitam muito bem as leis de trânsito, e aquele que beber e depois dirigir é drasticamente punido.
Por falar em bebida alcoólica, durante a sexta-feira que antecede a páscoa não é comercializada bebida alcoólica. Os motivos são pelo fato da maioria da população, mais de 80% ser católica, e consequentemente, bem tradicional.  Mas as coisas estão mudando por aqui. Em maio acontecerá um referendo que vai decidir a legalização do casamento gay ou não no país. Também existe um projeto de lei que prevê a legalização da maconha e o cultivo caseiro de até seis plantas por pessoa. Polêmico não?
Na Irlanda tem greve sim. O conhecido ‘Bus Strike’, ou no português ‘greve de ônibus’ deve acontecer ainda em maio. Os motoristas solicitam maiores salários, pois o valor recebido é o mesmo que no período em que a economia local passava por dificuldades. Agora que está em crescimento ele querem o reajuste. Com isso, a população deve ficar sem o meio de transporte até que o governo tome uma decisão. Segundo os irlandeses, a paralisação deve acontecer em um ou dois dias no máximo.
E quando o assunto é turismo, a Ilha Esmeralda, como é conhecida a Irlanda, não deixa a desejar. Excelência em atendimento, pessoas simpáticas e receptivas, organização e todas as facilidades que o turista pode e precisa receber. Algo que me chamou atenção aqui é que tudo pode se transformar em um atrativo turístico, os irlandeses sabem de fato aproveitar as oportunidades. Outro fator bem interessante é que toda primeira quarta-feira do mês diversos pontos turísticos incluindo museus, galerias de artes, igrejas e outros atrativos são gratuitos, para incentivar a visitação. Não precisa falar muito para sabermos que o brasileiro, em especial os capixabas tem muito que aprender com os ruivos de olhos azuis daqui não é verdade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário