quinta-feira, 7 de maio de 2015

E o plebiscito está dando o que falar...

#CASAMENTOIGUALITÁRIO #NAIRLANDA

Andar na rua em Dublin é um festival de SIM, NÃO e várias justificativas para cada uma das opções. Não está entendendo? Bom, como eu escrevi em um post anterior, a Irlanda está às vésperas do plebiscito que vai decidir se será permitido ou não o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A votação está marcada para o dia 22 de maio e a Irlanda será o primeiro país do mundo a decidir a questão através de plebiscito. 








A DCU, universidade que eu faço curso de inglês está apoiando fortemente o SIM!
Apesar da maioria da população ser católica, as pesquisas apontam que 80% da população é a favor do casamento igualitário, subindo para 90% entre a população jovem. 

E foi com o objetivo de tornar o sim viável que os alunos do Grêmio Acadêmico do Trinity College Dublin iniciaram uma campanha chamada #RingTourGranny for Marriage Equalty ("Ligue para sua avó pelo casamento igualitário). O objetivo é que jovens liguem para seus avós para conversar sobre o plebiscito e, se necessário, convencê-los a votar a favor. Segundo esses jovens, um dos obstáculos para que a votação tenha sucesso é a população mais idosa, que mora longe da capita e que tem pouca ou nenhuma convivência com a população LGBT.

Então, a justificativa é a seguinte: "A melhor maneira de mudar a opinião de alguém sobre seu voto é sentar e bater um papo". Já ouviu aquela frase? De que a melhor saída para combater o preconceito é levar informação? A partir disso, acredito que esses jovens estão no caminho certo e não sentados cada um em seu quarto querendo mudar o mundo, mas não movendo uma pena para isso, como costumamos ver muito por aí né!? Inclusive no Brasil. 

Para sustentar a campanha, foi produzido um vídeo com vários alunos que permitiram se deixarem filmar enquanto ligam para seus avós e pais. Rola de tudo, tanto apoio da família, como declarações preconceituosas. 


EXEMPLO DE COMO SE COMPORTAR DIANTE DE ATOS PRECONCEITUOSOS: MERECE O MEU RESPEITO!

Segundo alguns sites de notícias da Irlanda, há várias semanas os oponentes da igualdade distribuem pela República da Irlanda panfletos dizendo que ser gay dá câncer e que o casamento igualitário “expõe” crianças aos “sons da sodomia”. 

Uma empresa de papel artesanal de Dublin resolveu transformar esse limão em limonada: a Daintree Paper está oferecendo um serviço em que esse tipo de propaganda tóxica será transformado em confete… para cerimônias de casamento igualitário.

“Nós acreditamos em se fazer coisas belas com papel”, declarou a empresa. “Nós queremos juntar esses panfletos negativos e desonestos e reciclá-los em algo positivo”. A pequena fábrica pede para que os irlandeses enviem para eles esse tipo de propaganda para que seja picotada e vire a alegria de um casal LGBT. Os lucros da venda desse confete serão doados para a Yes Equality, uma ONG que faz campanha em prol do casamento igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário