segunda-feira, 4 de maio de 2015

Domingo cultural...

Aproveitando que segunda é feriado e que os ônibus voltaram a circular, resolvi ter um domingo diferente e envolto a muita cultura!
Pesquisei, pesquisei e dois museus me chamaram a atenção...o National Leprechaun Museum (Jervis Street, Dublin Dublin 1) e o The National Wax Museum Plus (Foster Place, Temple Bar, Dublin 2). O valor de ambos para estudante é 10 euros cada.

National Leprechaun Museum




A primeira parada foi conhecer um pouquinho dos leprechauns (palavra do Irlandês “Lú Chorpain” e significa “pequeno corpo“) duendes, gnomos, sapateiros das fadas ou como queira chamar esses pequeninos com cerca de 30 a 50 cm, com bigode, cachimbo, e de roupas verdes bem tradicionais. 


Devido ao seu simbolismo de boa sorte (pelos seus tesouros escondidos) e por fazer parte da cultura da Irlanda a tanto tempo, ele passou a fazer parte do simbolismo do Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day, comemorado no dia 17 de março). São Patrício é um santo padroeiro da Irlanda e é conhecido por sua sorte ao ter escapado da escravidão. Antes de ser incorporado na simbologia do Dia de São Patrício, seus trajes costumavam ser na cor vermelha. Apesar do Dia de São Patrício ser um feriado religioso, no início do ano de 1995, o governo começou uma campanha para usar o dia como uma oportunidade de turismo e para mostrar a cultura da Irlanda aos outros países, foi então que o antigo personagem foi reciclado e usado para a promoção da festividade.

O museu dedicado à mitologia e ao folclore irlandês e Celta convida a todos a mergulhar no mundo da magia e para isso te coloca pequenininho, como os leprechauns. 
Após uma sala com ilustrações, objetos que supostamente são dos pequeninos duendes, livros, mapas de lugares onde eles podem ser encontrados e produtos com a temática, todos começam a entrar na história...


O guia, muito bem humorado conta um pouco da história desses pequenininhos...
Depois passamos por um túnel, que supostamente divide o mundo real do mundo da magia, e então seguimos por um caminho escuro iluminado apenas por pequenas luzes no teto que nos remetem ao pó das fadas, a magia...


Embora a imagem esteja escura, trata-se de um túnel escuro em que você só consegue ver o final dele. Ele é todo revestido de madeira.
E quando menos esperávamos entramos em uma sala com duas cadeiras gigantes e uma poltrona também enorme. O objetivo nesse momento é que os visitantes se sintam tão pequenininos como os leprechauns. As cadeiras são tão grandes que é até difícil subir... Muitas vezes é preciso de uma ajudinha para subir ou para descer, já que não tem degraus, não tem escada nem nada que possa facilitar, Até porque né?! Quando se é pequenininho, ou quando se tem alguma dificuldade, não é sempre que tem alguém para nos salvar...







Sala de projeção
Na sala de projeção ouvimos um pouco mais das histórias do leprechaun e seguimos para outro cômodo da sua casa, seu quartinho. Com cama pequenininha e janela minúscula, é impossível não deixar a imaginação ir longe...

E já que não tem como falar em duendes sem falar de arco-íris e pote de ouro, fomos até o arco-íris, e encontramos o pote de ouro. De acordo com a lenda, Leprechauns colecionam ouro, guardam em um balde e colocam no final do arco-íris.






Depois ouvimos um pouquinho mais da história dos leprechauns, fomos até um poço em que as pessoas costumam jogar moedas acreditando ter sorte e prosperidade na vida. 


Poço cheio de moedas
Seguimos para o jardim (lugar em que segundo a história, é onde podemos encontrar esses pequenos) e finalizamos a visita na loja de presentes. Como eu comprei o ingresso na internet, eu ganhei um lápis mágico que ao escrever todas as cores do arco-íris riscam o papel. 




 


Os Irlandeses mantêm viva a lenda destes seres encantadores, é uma antiga tradição deixar na janela um sapato velho com três moedas dentro, e de tempos em tempos, mudam as moedas e os sapatos. Quando isso acontece, os leprechauns ficam tão contentes com este gesto, que em troca trazem sorte e prosperidade para o lar. E quanto mais tempo este habito dura, mais visitas eles fazem as pessoas que moram na casa.
Ainda segundo a lenda, se você viajar para a Irlanda e acidentalmente encontrar um duende e conseguir captura-lo você tem direito a três desejos antes de libertar o pequeno. Mas isso somente se você conseguir vê-lo primeiro que ele.

The National Wax Museum Plus



Depois de aproximadamente 40 minutos de visita no Museu do Leprechaun, caminhei 15 minutinhos e cheguei no Wax Museum. O local é um show de realismo com suas esculturas de cera. Tenho que dizer que ao passar pela recepção e entrar em uma sala com várias dela, eu fiquei a todo momento esperando um deles se movimentar, então foi tensão o tempo todo. 

No total são quatro andares de aventura e muitas fotos divididos em vários setores, entre eles: música e entretenimento, ciência, espaço destinado para criança com personagens como teletubes, Bob o construtor, Frankenstein, teatro de bonecas de cordas, Papai Noel, espaço das barbies, Bob Esponja, Os Simpsons, Harry Potter, Bruxa entre outros. Personagens de terror (além das esculturas realistas eles faziam movimentos e davam susto nos visitantes. Nesse momento eu esperei juntar um grande grupo e entrar nas salas acompanhada. Definitivamente eu fiquei com muito medo!). Ainda, personalidades da história da Irlanda, da música, dos desenhos animados e super heróis.

Eu encontrei a casa do Papai Noel e o vi dormindo! Tomara que ele não me castigue por isso! Rs





Iêza tirei essa foto para você relembrar sua infância :X

Além de assustadoras, as esculturas de terror tinham movimentos. Não postei fotos aqui porque não consegui tirar muitas, rs. Fiquei com tanto medo que esperava grupos aparecerem para eu entrar na sala junto. Peeensa... dos que imitavam humanos normais eu já ficava assustada achando que a qualquer momento eles podem levantar e sair andando de tão reais, imagine de terror?!


Pai não tinha como não lembrar de você, eu sei que você adora! E também não tinha como não lembrar da cena do filme Gasparzinho!

E a experiência vai além, os visitantes podem fazer esculturas de ceras com o molde das suas próprias mãos. O valor é de oito euros, mas é claro que eu não fiz né?!


No geral é uma visita bem legal e interativa, você aprende novas coisas na parte das ciências, tem a oportunidade de cantar, tocar instrumentos e gravar suas cantorias. E de rever grandes nomes da música como Maikon Jackson, Helvis Presley e David Bowie, chegar perto do Smeagol e do Leprechaun, assim como os personagens Batman e Super Homem. 

Mãe e irmã... não tinha como não fazer o registro! Lembrei de vocês!
Eu fui lá no museu dele procurá-lo... mas só encontrei no Wax, rs



Quem não foi vale muiito a pena ir!
A dica é: se você é medrosa como eu procure ir com amigos, pois a experiência passa a ser mais intensa. Eu por exemplo já entrava nas salas analisando todo o ambiente com medo de levar susto. Eu esperava a todo momento que um daqueles bonecos iriam olhar para mim, de tão real que são. 
Na parte de ciência, você pode testar as inúmeras invenções, mas como eu via fios e eletricidade, eu ficava com medo de levar choque. Então muitas delas eu nem cheguei perto!
Siiim... essa sou eu cagona!

Saint Patrick's Park




Eu sai do segundo museu por volta de cinco e meia da tarde e na saída me deparei com vários panfletos de passeios e opções culturais (aqui é bem comum, em todos os lugares que você vá, encontrar muitos panfletos. Eu sempre olho em busca de algo que me interessa). Então lembrei que ainda não tinha visitado a Catedral de St. Patrick's e o Park, localizado bem na frente da Catedral.

De acordo com as informações, a catedral fica aberta para visitação aos domingos até as seis e meia e era possível entrar até meia hora antes do encerramento. Para aproveitar o passeio, coloquei no GPS e corri para conseguir chegar a tempo. 





Primeiramente visitei o Saint Patrick's Park que fica na frente da Catedral e me deparei com muitas famílias, crianças brincando, fazendo piquenique, o que é bem comum por aqui. E novamente o que me impressionou foram os jardins coloridos com flores lindas (no Brasil eu só via flores tão lindas assim em floriculturas e mesmo assim não são tão belas pelo fato de ter produtos para deixarem elas conservadas o maior tempo possível). Com o vento, também era possível ver árvores perdendo flores e folhas, deixando o chão repleto de pétalas. É simplesmente maravilhoso como a natureza se transforma a cada instante por aqui e o melhor, não pela intervenção do homem, mas pela mudança das estações.

Saint Patrick's Cathedral



Andei aproximadamente 20 minutinhos e logo avistei o Parque e Catedral localizados em Dublin 8. A St. Patrick’s Cathedral é a mais longa igreja medieval da Irlanda, é considerada a igreja nacional do país e foi fundada ao lado do poço onde dizem que St. Patrick batizava os locais convertidos ao catolicismo por volta do ano 450. Em cima desse poço foi encontrada uma pedra com uma cruz esculpida. Hoje ela está guardada dentro da catedral. A catedral atual segue um estilo arquitetônico gótico irlandês em suas formas externas. Quanto à parte interna, a maior parte de seu conteúdo ornamental data do séc. XII.


Pedra com uma cruz esculpida foi encontrada cobrindo o local do poço
Ao contrário do que muitos pensam, a igreja original era somente uma capela de madeira que foi reformada pelo arcebispo John Comyn em 1192 e ganhou paredes de pedra. Hoje se transformou em um monumento incrível, ricos de detalhes e de história, já que abriga estátuas de personalidades importantes para a igreja, também abriga objetos de Jonathan Swift, famoso escritor satírico irlandês conhecido pelo livro "A Viagem de Gulliver" e ainda por ter sido o Deão da catedral (Título de dignidade eclesiástica logo abaixo do bispo ou arcebispo Título de dignidade eclesiástica logo abaixo do bispo ou arcebispo). Ele está enterrado na catedral.





Há também por lá uma porta curiosa que fez parte da briga entre os lordes de Kildare e de Ormond em 1492. Para comprovar a veracidade do pedido de trégua um “buraco” foi feito na porta que separava os dois e assim foi possível dar o aperto de mão que firmou a paz entre eles. Dizem que foi daí que surgiu a expressão “chancing your arm” (algo como, “dar uma chance”.)


No espaço destinado ao coro é possível ver capacetes, espadas e bandeiras. Segundo a história, isso é devido ao coro estar presente na posse dos cavaleiros de St. Patricks.


Contrastando às paredes de pedra, não tem como não admirar os lindos e coloridos vitrais, que dão uma luz diferente ao interior da catedral. Sem falar dos lindos lustres que proporcionam uma iluminação suave.


A entrada para visitação é cinco euros para estudante (todo o valor é convertido na manutenção e atividades realizadas pela catedral). Juntamente com o pagamento você recebe um folhetos com um pouco da história e os pontos de visitação no interior da catedral. Os visitantes também podem comprar lembrancinhas na lojinha de presentes, também na parte interna da St. Patricks. A Catedral também realiza cultos e está aberta diariamente para visitação.

As pessoas costumam colocar moedas e acender velas
Cartõezinhos estão a disposição dos visitantes para que cada um posso enviar mensagens a pessoas queridas ou mesmo pedir orações. Todos as mensagem são jogadas em torno dessa árvore. Siiim... eu joguei vários cartãozinhos com os nomes dos meus pais, irmã e amigos.



CURIOSIDADE:
Desde o início ela era uma Igreja Católica, mas em 1500 tornou-se uma Igreja Protestante, mas a maioria das pessoas que lá frequentam permanecem católicos. De 1688 à 1690 ela voltou a ser católica, mas em 1690 tornou-se novamente protestante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário