terça-feira, 18 de agosto de 2015

Portas: a parte colorida de Dublin!

Ao chegar em Dublin, além do clima bucólico, do frio e dos ônibus de dois andares uma das coisas que nos chamam atenção são as portas coloridas (um dos cartões postais)!
Azul, vermelho, amarelo, laranja...
Elas ficam ainda mais bonitas diante dos jardim coloridos com os mais diversos tipos de flores!
Mas afinal, por que as portas de Dublin são dessas cores?


De acordo com a história, em 1861 a morte do príncipe Albert deixou Rainha Victoria, em luto profundo. Durante muito tempo ela evitou aparecer em público tornando-se mais distante da população, fato que se atrelou ao fato de a sua popularidade já andar em “baixa” em razão da Grande Fome, que tirou milhares de vidas e forçou outras tantas a deixarem a Ilha.

Logo após o anúncio de luto, a rainha teria ordenado que todas residências amanhecessem com bandeiras pretas postas na frente de cada casa. Foi então que um irlandês teria tido a ideia de colorir as portas em forma de protesto, o que teria sido seguido por mais pessoas.

No entanto, uma outra vertente da história dessas portas mostra um lado mais descontraído e funcional dessa ideia pela Irlanda. Portanto, a ideia de pintar as portas de cores diferentes teria surgido das mulheres que já estavam cansadas de buscar os maridos bêbados que acabavam batendo na porta errada. As residências praticamente iguais e muito próximas umas das outras era um agravante para a situação pós-pub e elas teriam resolvido dar um jeito nisso. Então teriam decidido pintar uma porta de cada cor para que cada um tivesse certeza de onde entrar.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário