terça-feira, 28 de abril de 2015

Dois meses em Dublin!

Hoje fazem dois meses que estou em Dublin...

Dois meses de muito aprendizado, não apenas com relação ao idioma, mas também aprendendo a respeitar o 'coleguinha do lado', não julgar, a se adaptar as diversas situações, ter jogo de cintura, saber administrar o dinheiro (tentaaando), ter responsabilidade, disciplina e ser uma boa dona de casa, rs.

Crescimento...
O intercâmbio é definitivamente um intensivão para o crescimento pessoal e profissional, é uma oportunidade para conhecer seus próprios limites e também um desafio para saber até onde você aguenta longe da família e amigos.

Dias bons, dias ruins...
São dias de alegria, mas também tem seus dias de angústia, de vontade de voltar para casa, de preocupação (porque o dinheiro aqui vai muiito fácil e encontrar um trabalho não é tão fácil assim)...

Dindim... 
O fator dinheiro é bem engraçado, por exemplo, se ficarmos convertendo o tempo todo o euro para o real vamos ficar loucas, mas se formos analisar, as coisas aqui não são tão baratas como dizem. Até tem muita coisa barata, mas questiono se vale realmente a pena. 
Muitas das coisas que eu comprei aproveitando os preços acessíveis não duraram muito tempo. Alguns exemplo são: a bolsa que comprei na Penney's que logo, logo arrebentou. As blusas dessa mesma loja tendem a encolher. A necessaire que coloco os meus produtos de banho já está rasgando e o zíper já estragou. 
E fora que as coisas podem até parecerem baratas, mas se colocar na ponta do lápis, não fica tanto assim... Tem de separar o dinheiro do aluguel, do supermercado, o crédito pro celular, o dinheiro pro ônibus... E quando você vê, bye bye dinheirinho!

Clima...
O tempo em Dublin é bem crazy, uma hora está chovendo, a outra está sol, do nada fica muito frio, quando você pensa que não, começa uma ventania. Então é preciso estar sempre atenta a previsão. Quando ela diz que vai chover, acredite e coloque roupas adequadas para o frio e chuva. Mas lembra-se de colocar uma blusa fresquinha debaixo da roupa, pois a qualquer momento pode fazer muiiito calor. Eu ando com uma bolsa que é quase um kit de sobrevivência: luva, capa de chuva, gorro, blusa térmica, para não correr o risco de passar aperto. Fora que não saio sem meu carregador, o carregador portátil também, dinheiro, moedas (só dá para pegar o ônibus com moedas)...




Natureza...
É uma das coisas que mais me encanta aqui. A cada dia a natureza está diferente e mais bonita. As árvores são deslumbrantes e os tons de verde estão presentes em todos os lugares.



Escola...
A escola que eu faço curso de inglês é muito boa. A DCU cobra bastante e te da diversas opções de programação como filmes, aulas de conversação, de elaboração de curriculum, de entrevista, além de aulas culturais e outras como promover a interação dos alunos através do esporte. Diariamente temos dever de casa, somos estimulados a conversar bastante e toda semana temos avaliação.



Pessoas...
Todos no modo geral são bem receptivos, sempre dispostos a ajudar. E falo isso dos irlandeses e também dos intercambistas. Ficar sem ajuda aqui definitivamente não vai acontecer. Já passei por poucas e boas aqui e sem a ajuda que recebi teria dificuldades em superar. 

Brasileiros em todo lugar...
Já pensou em andar pelas ruas e ouvir diversas pessoas falando português? Aqui é assim, em determinados pubs e baladas então é super engraçado. Você literalmente se sente no Brasil. Mas não vejo a situação como um todo negativa. Os brasileiros se ajudam muito e reservar pelo menos um dia do mês para se reunir com eles dá um calorzinho no coração e uma amenizada na saudade do Brasil. Assim fizemos nos dois churrascos, um fomos convidadas e outro fizemos aqui em casa mesmo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário