sábado, 19 de setembro de 2015

Um tour por Drogheda, Condado de Meath



A simpática cidade de Drogheda, lozalidada no Condado de Meath fica há aproximadamente 25 minutos de Laytown, vila onde estou morando. Assim como Dublin, Drogheda é uma das opções que os moradores de Laytown, Bettystown e outras cidadezinhas recorrem em busca de lojas, shoppings e serviços em gerais. Poucas horas são necessárias para conhecer o tão acolhedor centro da da pequena e aconchegante cidade.


Entre as opções é possível encontrar o Shopping Laurence Town; a St. Peter’s Roman Catholic Church;  Highlanes Gallery (St. Laurence Street), com exposições gratuitas; St. Laurence Gate, uma construção do século XIII; St. Peter’s Church of Ireland, igreja Anglicana; a Torre Magdalene, o que restou de um mosteiro de XIII, onde também foi assinada a submissão da Irlanda à Inglaterra, no fim do século XIV; St. Augustines Church; Shopping Scotch Hall; o Museu Droghda Town Trail que inclui visitação a uma torre. 


Eu já fui a cidade umas três vezes, sempre acompanhada da família que eu trabalho como au pair... Todas as vezes foi para comprar algo específico ou resolver alguma coisa. Então ainda não tiver tempo de explorar essa encantadora cidade! Mas tenho certeza que oportunidades não irão faltar! Uma das vezes foi logo na minha primeira semana em Laytown, pois Rose queria me mostrar que lá eu encontraria o que desejasse, sem precisar ir a Dublin, por exemplo, que é mais longe e obviamente, mais caro!


Nesse dia entramos e conhecemos de perto a St. Peter's Roman Catholic Church, uma igreja linda de estilo gótico construída em torno de 1800 e já foi prestigiada com a visita do Papa João Paulo II em 1979. A igreja localizada na principal avenida da cidade é famosa pela sua torre, que é possível ver em grande parte da cidade, se não em toda e pelos grandes vitrais. 



Também não posso deixar de falar que a Igreja é famosa por abrigar o Santuário Nacional de São Oliver Plunkett, que foi martirizado em Tyburn em 1681. O santuário contém a cabeça preservada do santo. Outra vitrine exibe seu ombro e outros ossos como relíquias. Também em exposição está a porta da cela da prisão de Newgate em que ele passou seus últimos dias.





Um pouco mais dessa linda igreja...













Nenhum comentário:

Postar um comentário