segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Lugar de criança é na Irlanda

Coluna sobre o dia das crianças para o Jornal Folha da Cidade

Lugar de criança é na Irlanda
Tayla Oliveira

O mês de outubro é para lá de especial por um importante motivo, ou melhor, dois! Não sabe por quê? Então pergunte para uma criança que rapidamente ela irá te responder. É claro que porque dia 12 é o dia desses pequenos ne?! Porém, ao contrário do que pensamos, o dia das crianças por aqui é comemorado apenas no dia 20 de novembro, então, apenas uma data tira os pais do sério, quer descobrir qual?
Então vamos ao motivo número dois. Algumas dicas te levarão a resposta e também a um dos lugares favoritos da criançada: o mundo da fantasia e da imaginação. Isso mesmo, tempo de Halloween. E aqui na Irlanda, assim como nos Estados Unidos, a cultura de festas à fantasia e o ‘bater de porta em porta’ em busca de doces é bem comum. Portanto, apenas esse motivo contribui com alguns fios de cabelo branco a mais na cabeça dos pais irlandeses pela busca da fantasia perfeita e customização das casas.
Já que o assunto é fantasia e imaginação...
E se tem um lugar que tem alma de criança e muitas histórias que dão o que falar é aqui mesmo, na Irlanda. O país é conhecido como Ilha Esmeralda pela grande quantidade de pedrinhas preciosas verdes encontradas aqui. Também é onde vive o famoso ‘Leprechaum’, os famosos doendes (são fadas, mais altas que as normais, e muitas vezes aparecem para os seres humanos na forma de um velhinho. Eles gostam de colecionar ouro que escondem em um pote no final do arco-íris). A propósito, por aqui, pelo menos durante a primavera e o verão é possível ver essa combinação de cores no céu quase todas as semanas.
São diversas lendas que cercam a história da Irlanda e acredite, não só as crianças, mas também adultos levam todas as histórias como reais. Então chamar qualquer uma delas de mentira ou mesmo lendas é até um insulto.
Dia de alegria!

E para finalizar, aproveitando que o mês é dos pequenos, vale o registro de uma ação bem interessante que aconteceu por aqui com crianças especiais. Um grupo de taxista passou em hospitais e levou a criançada para dar uma volta pela cidade. Com música e voluntários caracterizados de personagem de desenho animado resultou em alegria garantida e um dia diferente dos quartos brancos e sem graças de um hospital. Que fique de exemplo!

7 comentários: