segunda-feira, 21 de setembro de 2015

E quem disse que seria fácil?

Coluna para o Jornal Folha da Cidade, Edição 134, Guarapari ES, Brasil

O novo é muitas vezes temido. Alguns escolhem a zona de conforto, até porque o não correr risco é a melhor opção, certo? Errado! Há seis meses e poucos dias eu me aventurei em viver o diferente e embarquei para um lugar onde a cultura é desconhecida, a língua por não ser a minha nativa, me trazia insegurança, um cenário que eu jamais tive antes. Mas quem disse que seria fácil?
Fácil não seria, mas claro que não deixaria que o medo me abatesse. Até porque, a qualquer momento eu poderia desistir e voltar para casa. Porém, o resultado do fracasso seria um fardo que eu carregaria por toda a vida.
Então eu adotei as seguintes idéias para a minha vida: ‘Keep going’ e ‘Don’t give up’, ou seja, continue em frente e não desista! Para isso também foi necessário um banho de positividade, e nisso amigos e familiares tiraram de letra e me ajudaram como continuam até hoje!E num é que é melhor ver apenas o lado bom da vida?! As adversidades, os erros, os tropeços passaram a ser a prévia de degraus eu deveria superá-los para seguir em frente.
E ao contrário do que muitos pensam, o intercambio é muito mais que lindas fotos, passeios, viagens e novos amigos. Aqui também é um espaço de autoconhecimento, reflexão, estudo e aprendizado.
No modo geral, uma verdadeira escola para conviver com as diferenças, sejam elas quais forem; também saber que você depende do outro como todos ao seu redor também dependem de você! É aprender a trabalhar em equipe mesmo sem ser funcionário de uma grande companhia.
E hoje? Bom, hoje eu finalizei uma etapa do meu intercâmbio. Concluí meu curso e ainda persistindo nas idéias que adotei não somente para esse momento da minha vida, mas para a vida, persisto em busca de mais conhecimento da língua, da cultura e do autoconhecimento. Não mais em Dublin, mas em uma pequena Vila, também na Irlanda. Laytown, no Condado de Meath é a minha nova casa! Assim como Guarapari, banhada pela beleza do mar, mas com um clima um pouco diferente!
Agora não mais como estudante, mas como Au Pair. A prática é bem comum por aqui, você mora na casa da família e cuida de seus filhos! Neste momento posso dizer que mergulhei de cabeça, na cultura, no modo de viver e até de pensar de uma família tipicamente irlandesa! O que dizer? Apenas desejar que novos conhecimentos me capacitem para contribuir de alguma maneira para tornar esse mundo um pouco melhor!


Um comentário: