quarta-feira, 17 de junho de 2015

Irlanda fazendo história e dando exemplo...

Mais uma coluna para o jornal Folha da Cidade...

Já imaginou um país que tem mais de 70% da população católica aprovar através de voto popular o casamento entre pessoas do mesmo sexo? Pois bem, isso aconteceu na Irlanda no último dia 22 de maio. O país foi o primeiro do mundo a decidir a questão através de referendo. Mais de 60% disse sim ao casamento igualitário, acreditando que família não é formada por um homem, uma mulher e uma criança, mas qualquer núcleo capaz de gerar amor.
O resultado foi mais uma vitória do movimento homossexual na Irlanda. Outros momentos marcantes foram em 1993, quando a homossexualidade foi descriminalizada; em 2010, com a introdução da união civil gay; em 2011 com a primeira união civil entre homossexuais e por último o casamento, considerado um marco na história de Dublin, que foi considerada um dos países mais conservadores da Europa, sendo moldado pela inquestionável autoridade moral da Igreja Católica por décadas.
Quando o resultado foi anunciado pelo governo irlandês, um dia após o referendo (lembrando que aqui a votação é feita através de papeis e urnas, pois também por meio de votação os irlandeses negarem a utilização de tecnologia temendo a manipulação dos votos), a rua ficou em festa, algumas delas, inclusive, foram fechadas para que as pessoas pudessem comemorar em segurança.
Jovens lutaram em busca do sim
Alunos fizeram uma campanha chamada #RingTourGranny for Marriage Equalty ("Ligue para sua avó pelo casamento igualitário). O objetivo foi que jovens ligassem para seus avós para conversar e convencê-los a votar a favor. A justificativa era: "A melhor maneira de mudar a opinião de alguém sobre seu voto é sentar e bater um papo". Afinal, a melhor saída para combater o preconceito é levar informação. Foi produzido um vídeo com registro de ligações com resultado positivo e negativo.
Exemplo a ser seguido
Foram distribuídos panfletos dizendo que ser gay dá câncer e que o casamento igualitário “expõe” crianças aos “sons da sodomia”. Diante disso, uma empresa de papel artesanal de Dublin resolveu transformar esse limão em limonada: transformando a propaganda em confete… para cerimônias de casamento igualitário. Os lucros da venda serão doados para a Yes Equality, uma ONG que faz campanha em prol do casamento igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário